Posicionamento Digital para Psicólogos: Como usar as redes sociais para ter uma presença digital marcante e ser altamente reconhecido e valorizado
Amigo/amiga psicóloga, quantas vezes você já se paralisou de realizar um projeto por se sentir incapaz? Já deixou de gravar um vídeo por achar que não era boa/bom o suficiente? Por se achar sem graça, sem magnetismo, sem ter nada de interessante para falar?
De verdade, quantas vezes você já até pensou em fazer algo legal no seu Instagram, mas na hora te deu aquele branco, aquela sensação ruim de: quem vai querer me ouvir?
Você já passou por isso? Eu já.
No começo da minha carreira eu me achava bem sem graça e desinteressante. Depois veio a internet e eu passei a me achar feia na câmera, pensava que não tinha conteúdo de valor para passar para ninguém e que me expor, era só perda de tempo.
O tempo passou e decidi ir em frente. Decidi enfrentar isso e me posicionar onde quer que eu achasse que tinham pessoas que precisavam de mim. E sabe o que mais me motivou a fazer isso?
O meu desejo de ser útil, de servir com o meu conhecimento e experiências.
Todos nós temos bagagens e repertórios de vida que carregamos dentro de nós. E isso que você carrega aí dentro de você, pode ser valioso para muita gente.
Gente que está passando por dificuldades na sua carreira, na sua vida financeira, nos seus negócios, na sua vida amorosa, na sua autoestima, no seu emocional, psicológico, etc.
Como você pode ajudar alguém? Como você pode servir, dando conselhos a partir do que você viveu, vive, sabe, conhece, entende? Todos nós temos a capacidade de servir, mas, para isso, precisamos tirar o olhar de nós, da nossa vaidade, e colocar o olhar no outro, na doação que podemos fazer.
Se você consegue pensar assim, se você tem dentro de você um desejo genuíno e real de ajudar, servir, aconselhar, ser útil para alguém, seja quem for, a internet é para você, o marketing digital é para você. A habilidade mais importante, na minha opinião, para uma vida de sucesso e êxito aqui neste lugar, é o desejo de ser luz.
E quando você desperta esse desejo em você, todo o resto – vergonhas, medos, vaidades, ficam em segundo plano e você passa a de fato, gerar valor para o mundo, e o mundo, passa a ver valor em você. É bem simples.
Ok Luciana, entendi que tenho uma missão no mundo mas por onde começo tudo isso?
Que tal pelo seu posicionamento nas redes sociais? Além de ajudar quem precisa você também estará contribuindo ativamente para o crescimento da sua carreira e negócios.
Como usar as redes sociais para construir uma comunidade forte e ter uma presença digital marcante
Presença digital hoje se tornou item obrigatório para quem deseja obter reconhecimento e ter uma carreira bem sucedida. E isso se aplica também para os profissionais de saúde.
E falando em psicólogos, é válido lembrar que, temos no Brasil mais 300 mil psicólogos formados, o que significa uma concorrência bem grande. Assim, especialmente com a opção do atendimento online onde a barreira geográfica já não existe mais, não é mais uma questão de estar presente no digital ou não, mas de como se apresentar na internet e construir uma posição de relevância.
Você concorda que a internet é uma vitrine, um palco onde é possível ser visto todos os dias, por diferentes pessoas? O seu paciente está a um clique de distância, e tudo dependerá da maneira como você se relaciona, e do impacto que você é capaz de causar na mente dele.
E falando em palco, que outro canal no passado te possibilitava isso? Se relacionar com o seu público, de onde você estiver, como você estiver, ou seja, sem grandes produções, e o melhor, sem pagar nada ou pagando muito pouco para atingir as pessoas que deseja. O digital é uma porta aberta para oportunidades.
E pra te ajudar a aproveitar esse potencial, trouxe algumas dicas importantes para que você psicólogo possa usar bem as suas redes sociais para estreitar relações com potenciais pacientes, espalhar o que você tem de melhor e atrair mais oportunidades. Vamos lá?
1 – Primeira coisa:
Presença digital vai muito além de ter um perfil com posts profissionais, ok? Não se engane. É preciso um conjunto de ações e técnicas que coordenadas garantem o objetivo principal: a conquista da atenção e confiança do seu público.
A construção de uma marca demanda um esforço contínuo, persistente e coerente. Não se engane: você é uma marca.
2 – Planeje o posicionamento desejado:
- Que tipo de psicólogo você é ou deseja ser?
- Pelo que gostaria de ser visto e lembrado?
- Qual adjetivo você gostaria que as pessoas atribuíssem a você?
Para começar o seu processo de posicionamento digital, você precisa responder à essas 3 questões de maneira atenta e séria.
A verdade é que estamos falando de um canal de mídia, como a tv, e todo mundo gostaria de ser visto na TV de maneira profissional mas, destes, quantos estão dispostos a pagar o preço de ser um?
E acredite, se alguém faz uma busca na internet visando a solução de um problema, especialmente em se tratando de psicologia, esse alguém não vai em busca de amadores, todos sempre buscam o profissional.
3 – Construa a sua imagem e posicionamento:
Definido os seus objetivos, agora é hora de colocar a cara na rua.
A gestão da sua imagem e marca pessoal é sobre isso. Devo ter um Instagram separado ou usar o meu pessoal?
Isso você decide, tanto faz mas, o importante é humanizar a sua comunicação trazendo elementos pessoais onde quer que você esteja, porém, eles devem reforçar o posicionamento que você deseja conquistar. Sempre se pergunte: Isso reforça ou cabe no posicionamento que eu estou construindo?
Ex: Você pode gostar de festas e ter um corpo bonito, mas postar você de biquíni cabe no seu posicionamento?
Não tem certo e errado, cada caso é um caso. Mas sempre se pergunte isso antes de postar qualquer coisa.
Mas atenção: Isso não significa que você não possa compartilhar conteúdo sobre sua vida pessoal, na verdade você deve.
As pessoas gostam de estabelecer relações para além do profissional, relações horizontais, onde elas respeitam você como profissional, mas percebem que você é uma pessoa, de carne e osso, como todo mundo, e esse é um dos maiores elementos de diferenciação de qualquer marca pessoal.
Mas existe um caminho para isso.
Uma regrinha bacana é ter um calendário editorial com pelo menos 70% de conteúdo informativo, educativo, trazendo assuntos que interessam ao seu público, e 30% de conteúdo de conexão e entretenimento. Nos stories do Instagram você inverte a ordem e usa muito storytelling (contar histórias em capítulos, como se fosse uma novelinha).
4 – Ofereça valor:
Você está aqui para servir e existe uma coisa chamada gatilho da reciprocidade. Já ouviu falar?
Essa é uma das maneiras mais consistentes para conquistar autoridade e relevância no digital. Quanto você está aberta/aberto para servir ao seu seguidor/audiência?
Essa resposta também te dirá o quanto ele estará disposto a te dar o alto valor que você deseja. Quando você oferece algo de valor a alguém, na maioria das vezes, ele se sente obrigado a retribuir. No caso, pode ser uma indicação, um compartilhamento ou, inclusive, se tornar paciente.
No digital, o item mais valioso que você pode oferecer é o seu conteúdo. Como você pode contribuir com o crescimento de alguém? Quais “conselhos” você pode dar nas suas redes sociais que ajudarão as pessoas nas suas questões individuais?
Não saia postando qualquer coisa ou repostando coisas de outras pessoas. Se dedique, entregue um conteúdo autoral, autêntico, original e sincero. Faça com amor. Capriche nos temas e na identidade visual.
O público deve entender que houve dedicação na construção e que aquilo acrescentará algo em sua vida. Planeje as suas conversas (conteúdo) em torno dos pontos de dor do seu público e dê a eles o suficiente para que eles se sintam estimulados a realizar uma ação quando você apresentar a oportunidade na frente deles.
O valor do conteúdo deve ser proporcional ao peso da ação que você deseja das pessoas.
Se você ama o que você faz, certamente não vai ter dificuldade em falar sobre o assunto. Encare como um bate-papo, uma conversa com um paciente ou colega de trabalho, capriche na didática e arrase.
5 – Respeite o conselho federal de psicologia e vá fundo
Atenção! Item super importante aqui. Muitos psicólogos e profissionais da saúde têm medo de utilizar estratégias de marketing e até mesmo trabalhar o seu posicionamento na internet, pois acham que o conselho proíbe esta prática. Mas isso é um grande e grave engano.
O que o conselho permite:
É perfeitamente possível e super necessário, que psicólogos utilizem as redes sociais como forma de relacionamento e comunicação com os seus potenciais pacientes, afinal você tem um negócio e todo negócio precisa de clientes, o que é exigido é tão somente o uso conforme as permissões e proibições do Conselho Federal de Psicologia, para que regras não sejam quebradas.
Um psicólogo pode utilizar as redes sociais para publicar conteúdo de interesse a seus pacientes, fornecendo aprendizado gratuito e de qualidade a eles e ainda, conscientizar a audiência sobre a importância de consultar um psicólogo e da psicoterapia, reforçando neste processo a sua “marca” e identidade pessoal.
E é justamente esse o segredo para construir um posicionamento extraordinário, atrair audiência todos os dias, e vender sem precisar vender.
E o que não é permitido fazer?
Segundo o Conselho Federal de Psicologia, é proibido utilizar o preço do serviço como forma de propaganda. Também não é permitido utilizar-se de quaisquer atividades pelos meios de comunicação, com APENAS o intuito de autopromover-se. O famoso “me contrate”, sem qualquer contexto. Não é permitido também o uso das redes sociais para o psicólogo para fins de previsão taxativa do resultado (prometer resultados), bem como para propor atividades e recursos relativos a técnicas psicológicas não reconhecidas pela prática profissional.
Como você pode ver, é super possível utilizar as redes sociais para potencializar o seu negócio, sem quebrar nenhuma regra, inclusive diversos psicólogos e clínicas já fazem uso das redes sociais para divulgar o seu trabalho.
O segredo é o foco. Foca em gerar valor para as pessoas.
Servir é a melhor estratégia de posicionamento da vida.
6 – Erros comuns no seu processo de posicionamento digital
Vamos agora falar de alguns pontos de atenção importantes. Muitos psicólogos quando começam, acabam cometendo alguns errinhos por falta de experiência mesmo, mas que podem custar muito caro para a sua carreira. Por isso fique atento/atenta para você não cair nessas armadilhas:
Querer resultados imediatos
Quanto tempo você levou para conquistar o seu tão sonhado diploma? Foi da noite para o dia? Imagino que não. Você batalhou, se esforçou, se dedicou, e depois de um tempo, ele veio. E sabe por quê? Porque nada nessa vida, de bom, vem da noite para o dia.
E a mesma coisa ocorre no seu processo de construção de autoridade profissional e posicionamento digital. Por mais que você sonhe com isso, não vai acontecer do dia para a noite.
Alguns psicólogos alucinam que vão criar uma página nas principais redes sociais e como num passe de mágica vão ter uma fila de clientes querendo conhecer o seu trabalho e seguir o seu perfil.
Pura ilusão. Nada de bom nessa vida vem assim.
É preciso arar a terra, plantar, regar, cuidar todos os dias para ver os frutos. Muita gente já consegue colher resultados no curto prazo (em torno de 30 dias), mas nem todo mundo é assim, a grande certeza é que os resultados virão, e aqueles realmente consistentes e previsíveis, chegarão com o passar dos meses, e do trabalho realizado consistentemente.
Não ter consistência
Assim que começar a se posicionar de maneira assertiva e bem planejada, o passo seguinte é manter a consistência. Ou seja, precisa de alguns meses, testes e adequações para começar a ter resultado.
Este processo acaba gerando ansiedade e frustrações em muitos psicólogos, que despreparados começam e param o trabalho o tempo todo, quebrando assim um ciclo importante de constância, e atrasando completamente o seu processo de crescimento e resultados. Não cometa esse erro tão amador, coloque o marketing do seu negócio como prioridade, tenha seriedade para cumprir o seu cronograma de ações nesta área, só assim você verá os resultados acontecerem.
Ter um Posicionamento digital relevante é fundamental para o sucesso da sua carreira e dos seus negócios, mas a mídia social seja ela qual for não faz milagre e nem trabalha sozinha. Por isso, não desista se você não tiver o alcance e interações que gostaria nas suas postagens logo no começo. O processo demanda consistência, ou seja, é preciso se manter presente nas redes sociais.
Não investir em mídia paga
Trabalhar com a internet custa infinitamente menos que investir em mídias tradicionais. Com as redes sociais você consegue alcançar pessoas de todo Brasil investindo zero ou quase nada.
Mas, se você quiser amplificar a sua mensagem e fazer com que mais pessoas vejam o belo trabalho que você vem fazendo nas suas mídias, é importante você pensar em distribuição de conteúdo com anúncios pagos sim.
Isso é importante para acelerar o processo de engajamento do seu público-alvo e para alcançar o maior número de pessoas interessadas no seu trabalho.
Pense na internet como um universo imenso, você aparece para uma parte sem pagar nada mas, se você não aparecer com maior volume e para as pessoas certas, elas simplesmente não saberão que você está ali com um conteúdo tão rico e que pode ajudá-las.
Claro que existem diversas maneiras gratuitas para você ampliar o seu alcance, inclusive no meu Instagram eu dou várias, onde eu chamo de veiculação orgânica ativa, mas, se ainda assim você quiser ir mais longe, comece a pensar em anunciar nessas plataformas também.
Você pode começar com o “botãozinho” de promover da própria plataforma, mas com o tempo o ideal é você aprender como usar o gerenciador de anúncios do próprio Facebook onde você será capaz de construir anúncios muito mais assertivos, trabalhar o remarketing, etc.
No youtube tem vários vídeos ensinando sobre tráfego para Instagram e Facebook. Com um pouco de dedicação você consegue aprender a fazer o seu próprio marketing e os resultados logo chegarão. Com o tempo pode valer a pena contratar alguém que faça essa parte para você mas, antes de contratar qualquer pessoa, aprenda pelo menos o básico, só assim você poderá acompanhar e entender quais são os dados mais importantes e resultados mais relevantes para o seu objetivo.
Não analisar suas métricas.
Outro erro super comum.
Sempre digo que tudo aquilo que não é medido, não pode ser melhorado. Me conta, você analisa suas métricas de maneira profissional? Sabe quais são as principais para transformar o seu instagram em um funil de vendas? Aliás, você sabia que a função principal do seu instagram é essa? Ser um funil de captura com objetivo de conduzir as pessoas para uma conversão? Neste caso um clique no seu link da bio?
Pois é. Mas para isso você precisa passar por todas as etapas acima, e não esquecer jamais desta aqui.
Quer saber quais são as métricas principais do seu Instagram? Vamos lá:
1 – Métricas de vendas (para levar a ações importantes):
Alcance. Toda vez que você posta, o Instagram espalha a sua postagem para um determinado número de pessoas, essa distribuição se chama alcance;
Visitas ao perfil. Das pessoas alcançadas, ou seja, que viram o seu conteúdo, quantas clicaram para entrar no seu perfil?
Clique no link. Das pessoas que entraram no seu perfil, quantas clicaram no link da bio?
2 – Métricas de crescimento (ações para aumentar alcance):
Compartilhamentos. Faz com que o seu conteúdo se espalhe para mais pessoas através da ação manual da sua audiência.
Salvamentos. Mostra ao algoritmo que o conteúdo é relevante, e assim ele espalha para mais pessoas.
Comentários. Mostra ao algoritmo que o conteúdo é relevante, e assim ele espalha para mais pessoas.
Curtidas. Métrica que tem menor valor na escada de interações. Mostra ao algoritmo que o conteúdo é relevante, e assim ele espalha para mais pessoas.
As métricas de crescimento são importantes pois são elas que farão o seu conteúdo se espalhar para alcançar mais pessoas organicamente.
É importante saber analisar. Se ninguém está compartilhando, onde está o problema? Provavelmente está faltando mais conteúdo compartilhável no seu perfil.
Da mesma forma, se você tem alcance mas ninguém entra no perfil, talvez esteja faltando conteúdo que chame mais a atenção estimulando as pessoas a conhecerem o seu perfil.
Em contrapartida, se as métricas de cliques no link estiverem muito baixas (ex: 10.000 de alcance na semana e zero clique no link), provavelmente está faltando mais postagens com ctas que estimulem essa ação.
Uma vez que você já está trabalhando a sua imagem e marca nas redes sociais, tudo tem que ser pensado estrategicamente para te gerar resultados, nada deve ser aleatório, entenda que você fala para pessoas, e pessoas estão abertas a ações, desde que você as estimule. Isso é posicionamento para vendas, isso é vender, é assim que os grandes nomes estão construindo os seus castelos, fazendo a lição de casa certo com conteúdo de valor, mas acima de tudo, fazendo as análises e tomando as decisões necessárias para transformar esse palco em um grande funil de captura de clientes/pacientes.
Conseguiu entender agora? Espero que tenha clareado as suas ideias.
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